
Tucanos Agropecuária
Sobre a planta Alfafa
Atualizado: 20 de mai. de 2021
A palavra alfafa vem do árabe e significa “o melhor alimento”. Só pelo nome você já consegue imaginar que pouca coisa ela não é.

A alfafa é um dos nomes populares da leguminosa que se chama Medicago sativa L, que também é conhecida como luzerna em algumas regiões.
Estudos indicam que ela se originou na Pérsia e se espalhou pela Europa a partir da Grécia, com a invasão persa. Tudo isso por volta de 490 a.C. Desde então, ela foi se espalhando pelo mundo e é facilmente cultivada em climas temperados e secos.
Outra curiosidade sobre a alfafa é que ela é considerada uma leguminosa de folhagem perene. Estima-se que um pé de alfafa consiga viver por mais de 20 anos, dependendo de onde foi plantada.

Apesar de conhecermos a alfafa por seus brotos, uma planta madura pode chegar a 1m de altura e 15m de profundidade em suas raízes.
A alfafa é muito nutritiva, apresentando importantes qualidades como forrageira: proteína bruta = 22 a 25%, cálcio = 1,6%, fósforo = 0,26% e NDT = 60%, níveis muito superiores aos de outras fontes de alimentos habitualmente utilizados (milho, cana-de-açúcar e capim-elefante).